O fim-de-semana de 15 e 16 de Junho foi a festa do Ralicross em Sever do Vouga
A Pista do Alto do Roçário foi o centro das atenções dos amantes do desporto automóvel já que acolheu o 51° Ralicross de Sever do Vouga, contando para os campeonatos nacionais de Ralicross, Kartcross e Iniciados. Com cerca de 70 pilotos inscritos, a adrenalina invadiu a pista, estimando-se que tenham passado pelo Circuito do Alto Roçário 8.000 espectadores, durante todo o fim-de-semana. Este foi um enorme desafio para a ainda recente direção do Vouga Sport Clube, mas a satisfação por ter conseguido cumprir e superar os objectivos é enorme.
É muito importante realçar a enorme entrega e dedicação das cerca de 150 pessoas envolvidas no staff (sem as quais um evento desta responsabilidade e envergadura seria impossível de organizar, tanto antes como durante e após a prova - um bem haja pela vossa disponibilidade!), agradecendo também à FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) todo o apoio dedicado à organização desta prova. Esta prova contou ainda com o valioso apoio do Município de Sever do Vouga, das Juntas de Freguesia de Sever do Vouga, de Cedrim e Paradela e de Talhadas, assim como de todos os nossos patrocinadores e dos nossos sócios, a quem muito agradecemos. Um agradecimento é também devido aos Bombeiros de Sever do Vouga e à GNR - Guarda Nacional Republicana.
A sustentabilidade ambiental e responsabilidade social são centrais na ação do Vouga Sport Clube, tendo o clube vindo a desenvolver acções de sensibilização ambiental relacionadas com as suas actividades, em particular nas camadas mais jovens. Nesse sentido, para o 51.° Ralicross, o Vouga Sport Clube fez uma campanha de sensibilização dirigida tanto aos pilotos e suas equipas como a todos quantos passassem pelo circuito, incentivando a separação dos resíduos nos muitos eco-pontos disponibilizados por todo o recinto do circuito. Esta é mais uma acção que vai ao encontro do plano de sustentabilidade ambiental preparado pelo Vouga Sport Clube para esta prova, e que vai ao encontro, já em 2024, dos requisitos que a FPAK só irá tornar obrigatórios em 2025.
É ainda importante sublinhar o movimento gerado no concelho decorrente desta prova, quer ao nível de alojamentos quer da restauração, reforçando o contributo deste espectáculo para o desenvolvimento económico e turístico do concelho.
O Vouga Sport Clube faz uma apreciação muito positiva do evento, agradecendo a participação e colaboração dos pilotos, das suas equipas, e de todo o público que participou de forma tão entusiástica em mais este evento no Circuito do Alto do Roçário.
Dias 28 e 29 de Setembro de 2024 voltar-nos-emos a encontrar no circuito do Alto do Roçário para o 52º Ralicross de Sever do Vouga.
Vouga Sport Clube, 19 Junho 2024